"Viver é consumir e consumir-se.
Só na morte não há consumo."
Vatter Rosa Borges
"Vocês se perdem no meio de tanto medo
De não conseguir dinheiro pra comprar sem se vende"
Dinho Ouro Preto
A globalização também tem uma forte responsabilidade com esse aspecto.Com o avanço da tecnologia de comunicação e transporte conseguimos fazer cada vez mais com que produtos da China, por exemplo, cheguem ao Brasil. Produtos que muitas vezes tem seu prazo de validade muito curto o que nos obriga querendo ou não comprar cada vez mais produtos que não precisaríamos trocar com tanta freqüência e com isso usar cada vez mais nossos recursos esgotáveis.
Mas junto com o avanço da tecnologia de comunicação veio também o aumento da divulgação de que nosso planeta tem seus recursos naturais esgotáveis e que não podemos desperdiçar, pois no futuro esses mesmos recursos desperdiçados atualmente farão muita falta.
Fazendo uma analogia simples, com a facilitação dos meios de comunicação as pessoas iriam perceber que não podemos consumir desreguladamente, mas é exatamente o contrario que acontece.
Um exemplo disso é uma noticia que saiu nos principais jornais (em 2010) que a crise não prejudicou tanto o Brasil quanto os outros países porque a população brasileira não parou de consumir por medo da crise. Isso mostra o quanto estamos cada vez mais alienados a idéia de que temos que sempre andar com um tênis de marca, mais não aquele que foi lançado semana passada e sim aquele que foi lançado ontem.
Grande parte da responsabilidade disso vem da falta de educação dos pais, que muitas vezes com a melhor das intenções tem aquela idéia ¨eu vou dar tudo o que eu não tive para o meu filho¨ mas eles não pensam que mesmo crescendo sem um Nike no pé e um boné da Hurley na cabeça, eles se tornaram adultos responsáveis e muitas vezes muito bem sucedidos. Então parece que há um erro na filosofia que o capitalismo prega.
Se nós não mudarmos essa mentalidade de que para ser alguém é preciso consumir desregulada mente vamos acabar com todos os recursos naturais do nosso planeta.
Um exemplo muito claro disso é a Amazônia que sofre constantemente com o desmatamento.
Outro problema que o consumismo é a quantidade de lixo que é produzido. Muito do material que é produzido para fabricação de tênis, bonés, sofás, camas, mochilas, computadores, notebooks, TVs, etc., não é encaminhado para reciclagem às vezes por não ter infra-estrutura ou simplesmente por não terem utilidade.
Um problema muito grande é com o chamado Lixos tecnológicos que são aparelhos ultrapassadas tais como: geladeiras, fogões, TVs, computadores, celulares que demoram milhares de anos para se decompor. Outro grave problema é quando esse lixo acaba no mar e com isso pode matar os animais marinhos. Existem muitos casos de aves marinhas que morrem por comerem pilhas e baterias que são lançadas no mar.
Eu sei que não vamos conseguir nos libertar de décadas de influência que nos dizem para consumir e consumir em pouco tempo, mas temos que nos conscientizar e começar a mostrar para os mais novos que nós não vamos crescer infelizes se não tivermos tudo o que a TV fala pra gente ter e que para termos um futuro temos que começar a ter uma vida sustentável, ou seja, temos que consumir apenas o necessário e fabricar produtos com uma capacidade de longa duração e perceber que o capitalismo é um regime ecologicamente falido. Tudo isso é necessário para começar a compensar anos e anos de desperdícios de nossa preciosa matéria prima que desperdiçada cada vez que compramos um produto no R$ 1,99 que só vai durar alguns dias depois jogamos fora.
Autor: Eduardo M. Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário