Manaus será a terceira capital a reunir cientistas, pesquisadores, especialistas de diversas áreas e representantes do poder público para discutir importantes temas ligados à "Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento", entre os dias 28 e 30 de novembro no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
O Encontro na capital do Amazonas faz parte da programação das reuniões temáticas em sete capitais e tem como objetivo promover uma ampla discussão nacional para ser levada para o âmbito internacional. As propostas relatadas serão encaminhadas para o Fórum Mundial de Ciência, que será realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2013.
Será a primeira vez que o evento ocorrerá fora da Hungria. Com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Global", o Fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), International Council for Science (ICSU), American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), ABC e o Inpa, o Encontro Preparatório de Manaus abordará os seguintes assuntos:
- Trópico úmido: singularidades, potencialidades, demandas para seu desenvolvimento e o papel da ciência;
- Ciência para o uso de recursos naturais e tropicais;
- Florestas tropicais, mitigação e adaptação a mudanças climáticas;
- Educação e cultura para formação de cientistas e inovadores nos trópicos;
- Ética e ciência na fronteira do conhecimento;
- Ciência para inclusão social e redução da pobreza nos trópicos
O Encontro, programado para acontecer no Auditório da Ciência, contará com a participação especial do pesquisador e professor Edward Osborne Wilson (Harvard University, EUA), com o tema principal "Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento", após a abertura solene composta por autoridades locais e nacionais às 15h do dia 28.
Para atender ao público que não puder comparecer ao evento, o CGEE transmitirá ao vivo as palestras e atividades pela web. A ideia é garantir que pesquisadores, cientistas e profissionais do setor tenham acessos às principais discussões sobre os temas apresentados no Encontro de Manaus.
A Comissão Executiva Nacional do Fórum já realizou dois Encontros Preparatórios. O primeiro aconteceu em São Paulo, entre os dias 29 e 31 de agosto deste ano, com o tema 'Ciência para o desenvolvimento global - da educação para a inovação: construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável'.
O segundo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), entre os dias 29 e 30 de outubro, com o tema 'Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos'.
As inscrições para o Encontro Preparatório de Manaus podem ser feitas no link: http://fmc.cgee.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=188. A entrada é franca e a transmissão online do evento será por meio do link:http://fmc.cgee.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário