quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cuidem das nossas PRAIAS



Esta chegando à época de temporada nas praias do Brasil e com isso ocorre um grande aumento de sujeiras que são deixadas nas praias em todo litoral do Brasil. Muitas pessoas não tem consciência da poluição e do prejuízo ambiental direto e indireto que os lixos deixados na areia causam.


Não Jogue Bitucas de cigarro na areia

Bitucas de cigarro, por exemplo, acabam servindo de alimento para pássaros que acabam em óbito após ingerir essas bitucas que são deixadas aos montes na areia. Outro problema muito comum é com sacolas plásticas e outros materiais semelhantes que são levadas para o mar e podem causar a morte de muitos animais entre eles as tartarugas.

Abaixo temos uma tabela que mostra o tempo de decomposição de alguns resíduos sólidos que são deixados nas praias.



Infelizmente muitas pessoas não criam a consciência de manter as praias limpas pelo seguinte pensamento: ¨Vou apenas uma vez por ano ou menos e não vou me preocupar com isso¨ ou ¨Já estava tudo sujo quando eu cheguei um pouco a mais não faz diferença¨

Não deixe embalagens de salgadinhos na areia
                                     

Mas se todos nos pensássemos assim nossas praias não iriam se diferenciar muito de lixões que existem pelo país e  se queremos encontrar todos os anos nossas praias limpas e preservar a fauna marinha devemos sempre recolher nosso lixo quando vamos embora.

Um papel importantíssimo dos pais é também conscientizar os filhos da extrema importância de sempre recolher o lixo. As vezes até pegar uma garrafa ou uma sacola que não fomos nós que jogamos mas se esta ao nosso alcance devemos retirar para não prejudicar a natureza.


Não deixe sacolas, embalagens e pets jogadas na areia
                             

E não se esqueça não basta recolher o lixo e deixar a sacola com ele na praia, leve junto com você e deposite na LIXEIRA mais próxima.

E nunca se esqueçam as praias são de uso comum e alem de dos seres humanos existem diversos animais que vivem e se alimentam nesses locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário