sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nova epidemia de Ebola já deixou 16 mortos em Uganda, confirma OMS

Ao menos 50 pacientes estão sendo tratados como possíveis vítimas. Anúncio foi feito pela Organização Mundial de Saúde nesta sexta-feira

A mais recente epidemia com o vírus Ebola já deixou um saldo de 16 pessoas mortas em Uganda, enquanto outros 50 pacientes estão sendo tratados como possíveis vítimas, informou nesta sexta-feira (3) a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Atualmente temos 50 casos sob suspeita e 16 pessoas mortas", disse em Genebra o porta-voz da OMS, Tarek Jasarevic.
Por enquanto a epidemia se limita ao oeste do país, disse o porta-voz, que acrescentou que o caso de uma mulher morta na capital, Kampala, se tratou de uma infecção contraída na região ocidental e que ela viajou à cidade para se submeter a um tratamento.
A nova epidemia de Ebola foi declarada em julho na região de Kibale, a 200 km de Kampala e a 50 km da fronteira com a República Democrática do Congo.
Países vizinhos, como Quênia, Ruanda, Sudão do Sul e Tanzânia já emitiram alertas para que seus cidadãos denunciem aos centros médicos qualquer caso que tenha sintomas parecidos com os gerados pelo Ebola.

Presidente pede que contato físico seja evitado
O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, fez pronunciamento pela televisão e rádio no último dia 30 e pediu à população que evite qualquer contato físico para evitar a propagação do vírus.

"O Ebola se propaga através do contato, quando uma pessoa toca fisicamente outras pessoas. Evitem apertar as mãos (de outras pessoas) porque o suor das mãos pode causar problemas", disse Museveni.

O presidente também pediu à população que "não lance fogo no corpo de uma pessoa que morreu com sintomas que parecem ser de Ebola. Em vez disso, chamem os funcionários de saúde porque eles sabem como agir. Evitem promiscuidade porque esta doença pode ser transmitida através de relações sexuais".

*Com informações da France Presse.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário