quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Estudante descobre caracol 'extinto' ao andar de caiaque nos EUA




Molusco da espécie 'Leptoxis compacta' não era visto desde 1937.
Animal achado no Alabama é amarelo e tem o tamanho de uma moeda


Caracol 'extinto' (Foto: Thomas Tarpley/ADCNR/University of Alabama)
Caracol considerado extinto' foi achado vivo (Foto:
Thomas Tarpley/ADCNR/University of Alabama

O caso aconteceu num dia em que o aluno de doutorado Nathan Whelan convidou três amigos para andar de caiaque em um rio da região, o Cahaba.
Whelan estava em busca desse molusco, da espécie Leptoxis compacta, e convenceu os colegas a acompanhá-lo.

animal tem o tamanho de uma moeda, corpo amarelo e uma listra negra na cabeça. Nenhum exemplar dele havia sido coletado desde 1937, segundo o estudante. A descoberta foi publicada na edição de quarta-feira (8) da revista científica "PLoS One".
Rio e caracol (Foto: Paul Johnson/Thomas Tarpley/ADCNR/University of Alabama)
Rio Cahaba abriga 121 espécies de peixes, 38 de moluscos e 32 de caracóis. À dir., concha do Instituto Smithsonian coletada em 1881 (Foto: Paul Johnson/Thomas Tarpley/ADCNR/University of Alabama)
O trecho nos arredores do rio e de seus afluentes que costumava ser habitat do caracol diminuiu de 80,5 quilômetros para 2,4 quilômetros, de acordo com o pesquisador. A redução drástica ocorreu provavelmente pela degradação ambiental, poluição e má condição da água, destaca Whelan.
A organização Nature Conservancy (Conservação da Natureza) classificou o rio Cahaba como um dos oito "locais prioritários de biodiversidade aquática" que precisam ser salvos nos EUA.
Além da espécie redescoberta, essa bacia abriga 121 espécies de peixes, 38 tipos de mexilhões e 32 variedades de caracóis.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário