quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cientistas descobrem aranha sem olhos em caverna na Ásia

Cegueira é adaptação a ambiente totalmente escuro, segundo pesquisa.
'Sinopoda scurion' foi batizada em homenagem a empresa de lanternas.




Aranha cega e sem pigmento encontrada em caverna do Laos, na Ásia (Foto: Instituto de Pesquisa Senckenberg/Divulgação)
Aranha cega e sem pigmento encontrada em caverna do Laos, na Ásia (Foto: Instituto de Pesquisa Senckenberg/Divulgação)



Cientistas descobriram uma espécie de aranha sem olhos em uma caverna do Laos, na Ásia. Chamado de Sinopoda scurion, o animal é o primeiro do tipo "caçador" totalmente cego identificado até agora, segundo Peter Jäger, chefe do setor de aracnologia do Instituto de Pesquisa Senckenberg, localizado em Frankfurt, na Alemanha.O aracnídeo foi descrito em estudo na publicação científica "Zootaxa". A falta de olhos é uma adaptação da aranha ao escuro total da caverna, assim como a ausência de pigmento, segundo a pesquisa.

O nome scurion foi dado em homenagem a uma empresa suíça que produz lanternas, usadas para encontrar a espécie dentro da caverna, afirma Peter Jäger."Nós já havíamos encontrado aranhas deste gênero em outras cavernas, mas elas todas tinham olhos e pigmentação completa. A Sinopoda scurion é a primeira sem visão", disse o cientista ao site do instituto.

A nova espécie de aranha mede seis centímetros, com as pernas abertas. Animais como peixes, escorpiões e caranguejos encontrados em cavernas no Laos também apresentam adaptação similar e são cegos, segundo Jäger.


Fonte: g1.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário